CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO TRANSPORTE

 

O Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte (CDPT) tem um acervo com mais de 65.000 mil documentos mantido pela Federação dos Transportes – Fetrans. Foi formado inicialmente, em 1999 com a inauguração do Memorial Fotográfico de Passageiros do Ceará.

O CDPT possui uma variedade de fontes documentais tais como: ilustrações, fotografias, jornais, contratos sociais, notas oficiais, depoimentos, relatórios de empresas, itinerários de linhas e outros. E ainda organiza exposições, publicações, palestras e seminários sobre a história do transporte coletivo e das cidades. Com o intuito de preservar a memória e fomentar a pesquisa, além do acervo, temos uma biblioteca e hemeroteca sobre o transporte e as cidades.

 

O CDPT está aberto à população em geral, pesquisadores e estudantes interessados nos mais variados temas que o acervo aborda, como: desenvolvimento urbano, deslocamentos, circulação de mercadorias e outras problemáticas históricas que tenham bondes e ônibus como personagem.

 

Temos ainda o projeto “Uma história pra contar” que foi elaborado pensando na memória dos empresários, motoristas, cobradores e usuários de transportadores do Ceará, resultando num acervo de depoimentos orais aberto para pesquisadores e curiosos.  Atualmente, está à disposição do público interessado, depoimentos de motorista, cobradores e empresários.

 

Convidamos a todos a fazer parte dessa história contanto suas experiências seja como profissional de transporte de passageiros seja como usuário que tenha  em sua historia de vida  o ônibus como cenário. Entre em contato conosco.

 

Centro de Documentação e Pesquisa do Transporte

Rua Dona Leopoldina, 1.050 – 1° andar – Centro – Fortaleza.

Horário: 08h às 18h

Informações (85) 3261.7066

Email: centrocultural@fetrans.org.br

Site: www.fetrans.org.br