marca-sest

Criados pela lei nº 8.706 de 1993, o Serviço Social do Transporte – Sest – e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Senat – são entidades civis sem fins lucrativos que compõem os quadros da Confederação Nacional do Transporte – CNT.

Sistema Sest Senat é um exemplo bem sucedido da reinvenção dos laços entre o capital e o trabalho, em favor da harmonia social. Mantido e gerido por representantes do empresariado do transporte, ele é um espaço de promoção de valores caros à liberdade, democracia e ao exercício pleno da cidadania, onde os trabalhadores, seus dependentes e comunidades têm lugar garantido. Nesse sentido, o Sest Senat traduz as ansiedades atuais de responsabilidade socioambiental e promoção da paz para o desenvolvimento do país.

A CNT mantém unidades do Sest Senat em inúmeras cidades do Brasil e postos de abastecimento situados nas principais rodovias do país. No âmbito da Federação dos Transportes – FETRANS são sete sedes, nas cidades de Fortaleza, Sobral, Crato, Teresina, Picos, São Luís e Imperatriz. Nelas, os trabalhadores encontram serviços integrados de saúde, promoção social e educação profissional.

Para promover as ações de saúde e promoção social, as unidades do Sest contam com consultórios médicos, onde são oferecidas consultas em clínica geral, oftalmologia, ginecologia, pediatria, cardiologia e outras especialidades. Há também consultórios odontológioas, onde são realizados procedimentos de prevenção e tratamentos delicados, como endodontia, ortodontia e prótese. As ações ligadas ao bem-estar, esporte e lazer são realizadas em áreas verdes, salas de jogos, quadras e playgrounds. Dessa forma, o Sest é uma ferramenta valiosa para a melhoria da qualidade de vida em inúmeras comunidades do Ceará, Piauí e Maranhão.

O Senat, dedicado ao desenvolvimento e aprimoramento profissional dispõe de salas de aula, oficinas, laboratórios de informática e auditórios para encontros e palestras. Graças a esta estrutura, o Senat é um dos mais importantes núcleos de aprendizagem técnica do Ceará, Piauí e Maranhão, oferecendo qualificação e oportunidades de inserção profissional para milhares de trabalhadores do transporte e pessoas em situação de desemprego.

Além disso, as unidades cearenses, piauienses e maranhenses do Sest Senat integram os programas “Brasil Acessível”, “Inclusão Digital”, Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, “Qualidade de Vida na Melhor Idade” e “Voluntários do Transporte”, da CNT, estimulando práticas saudáveis de responsabilidade social e cuidados com o meio ambiente nas empresas de transporte.