marca-sest

Foto-2-Treinamento-e-cursos-projeto-aprendiz-aula-de-campo

Como entidade especializada e credenciada para a qualificação dos trabalhadores do transporte,  o Senat Fortaleza é demandado diuturnamente pelas empresas para atender à necessidade de qualificação de pessoal e por usuários da comunidade que buscam capacitação profissional.

Treinamentos básicos nas áreas de mecânica, eletricidade veicular, caixa de mudança, sistemas de suspensão, sistema de freios, noções de pneus, além de aperfeiçoamento profissional são exemplos das solicitações ao Senat Fortaleza desde sua criação.

O Senat Fortaleza dispõe de salas de aula com excelente estrutura, laboratório de informática e oficinas pedagógicas que possibilitam a formação teórica e prática para mecânicos de motores, eletricistas de componentes elétricos (motor de partida e alternador) e sistemas de iluminação do veículo, borracheiros e outros.

Telefone: (85) 3304-4111 ou  3304-4101

Cursos

O setor de treinamento disponibiliza formação profissional em diversos campos, oferecendo produtos específicos ou elaborando programas que atendam às necessidades dos transportadores:

  • Área de Trânsito e Transporte: Treinamentos destinados à capacitação de motoristas na condução de passageiros, cargas em geral, cargas perigosas, veículos de transporte de escolar, emergência e atualização em legislação de trânsito. Os cursos são previstos na resolução 168/04 do CONTRAN.
  • Área de Segurança no Trabalho: Cursos voltados para programas organizados e normatizados por legislação específica, sobre ações de prevenção de acidentes e melhoria da saúde ocupacional do trabalhador.
  • Área de Supervisão e Gerência: Programas voltados para a capacitação de chefes e gerentes, ampliando conhecimentos sobre liderança, qualidade, tomada de decisão, integração de equipes de trabalho, administração de conflitos e planejamento.
  • Área de Apoio Administrativo: Cursos que objetivam a preparação de agentes colaboradores para melhoria do atendimento ao cliente, melhoria do clima organizacional através da integração de equipes, aprimorando o relacionamento interpessoal, técnicas de telemarketing, conhecimentos sobre rotina de pessoal, legislação trabalhista, excelência em vendas e recrutamento e seleção de pessoal.
  • Área de Manutenção: Treinamentos que visam desenvolver condições para que os participantes se apropriem dos procedimentos de manutenção, como forma de executar com eficiência a operacionalização do transporte.
  • Educação à Distância: O Senat Fortaleza mantém uma estrutura on-line de educação à distância, com cursos disponíveis em ambiente virtual interativo, com exercícios de fixação desafiadores, feedback instrucional para reforço e serviço de monitoria. As matrículas são feitas através do sitewww.sestsenat.org.br.

Programas e Projetos

  • Programa Aprendiz: Para atender as exigências do Ministério do Trabalho, o Senat Fortaleza realiza o Programa Aprendiz, oferecendo 50 vagas distribuídas em 10 turmas, nos cursos de qualificação em auxiliar administrativo voltado para o segmento do transporte, auxiliar administrativo e financeiro com ênfase em cobrador de ônibus e qualificação em mecânica a diesel. Esta iniciativa é uma oportunidade de profissionalização aos jovens de baixa renda procedentes da rede pública de ensino, capacitando-os para o mercado de trabalho com informações valiosas para o seu aperfeiçoamento e preparando-os para enfrentar os desafios encontrados.
  • Projeto Soldado Cidadão: Realizado em parceria com o Comando da 10ª Região Militar contemplam cursos de operador de microcomputador, operador de garagem e frota, almoxarifado, objetivando a qualificação profissional dos soldados para inserção no mercado de trabalho.
  • Projeto PLANTEQ: Desenvolvido em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS visa capacitar profissionalmente jovens em busca do primeiro emprego e adultos em situação de desemprego. É realizado em vários municípios do Ceará com cursos que visam promover uma ação conjunta entre o Senat, Governo do Estado e Governo Federal.
  • Projeto Qualificação dos Operadores do Transporte de Passageiros: Realizado pelo Senat Fortaleza através da iniciativa do Criarth, o projeto é voltado para qualificação de motoristas com habilitação tipo “D”. Desenvolve excelência no processo operacional, de forma a promover a qualificação dos operadores visando o mercado de trabalho e a ocupação de futuras oportunidades de emprego para aqueles que estão iniciando profissionalmente ou em condições de desemprego.
  • Ciclo de Palestras: Para disseminar o conhecimento sobre o transporte, questões sociais e éticas, fornecer informações sobre saúde preventiva e promover a consciência critica e participativa necessária para a melhoria da sua qualidade de vida, o Senat Fortaleza realiza anualmente palestras com diversos temas, onde se destacam Cálculo de Frete, Cidadania no Transporte de Passageiros, Manutenção de Veículos Pesados, Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndio